Os óleos que são usados para a preparação dos sabões, tal como os aditivos, transmitem aos sabonetes as suas propriedades particulares.
- Azeite
Azeite Nacional do Alentejo, produzido numa das mais antigas e conhecidas Cooperativas, é este o azeite é que usado na produção dos nossos sabonetes. Naturalmente rico em vitaminas, A, D, E e K, bem como em antioxidantes, tudo isto faz do azeite um ingrediente base muito valioso. Ajuda na nutrição, regeneração e amaciamento da pele, protege e nutre as mãos secas e é especialmente adequado para climas frios e secos. Com um alto teor de ácidos gordos essenciais, restaura os níveis de humidade natural da pele.
Naturalmente rico em ácido oleico, este dá elasticidade às membranas celulares e, portanto, a toda a pele. O azeite é um excelente emoliente para o corpo em massagem terapêutica. É uma rica fonte de ácidos gordos essenciais que ajudam a restaurar os níveis de humidade natural da pele. Tem um efeito notável de tónico da pele.
Protege também a pele contra factores ambientais externos, hidrata e mantém a integridade estrutural da derme, permitindo uma melhor regeneração e, portanto, maior firmeza.
As características de um sabonete de Azeite é um muito sabonete suave que, quanto mais tempo tem, mais duro fica e que produz muita espuma, no entanto de bolinhas de sabão muito pequeninas, dando a sensação de que não produz muita espuma.
- Manteiga de Karité
A Manteiga de Karité (Butyrospermum parkii) apesar de não ser muito usada aqui no continente, já era conhecida na ex-colónias, em especial na Guiné-Bissau e o seu uso faz parte dos cuidados de beleza da mulher africana desde há séculos! Pelas suas propriedades suavizantes, hidratantes e benéficas é também usada para proteger a delicada pele dos recém-nascidos e bebés, protegendo-a das agressões exteriores.
– Protege contra os raios solares
– É anti-oxidante ( vitamina E )
– Tem propriedades regenerantes e reestruturadoras (repara o dano degenerativo celular)
– Permite penetração temporizada de óleos essenciais
– Anti-irritante ideal para peles sensíveis
E o porquê de fazer tão bem à pele? Porque a manteiga de Karité é rica em lípidos não saponificáveis e em ácidos gordos essenciais. Isto quer dizer que em vez de ser uma gordura que se transforma em sabão, ela funciona como um emoliente da pele, nutrindo-a de um modo intenso e restaurando a sua elasticidade combatendo o envelhecimento cutâneo.
As características de um sabonete rico em manteiga de Karité, é um sabão com muita espuma e extremamente suave.
- Óleo de Palma
O Óleo de Palma é extraído do fruto de uma palmeira mais conhecida como Dendezeiro (Elaeis guineesis), é indispensável na cozinha africana. . Usado na produção de sabão desde o século XVIII, é um óleo rico em ácido Palmítico, vitamina E, vitamina K e magnesium e é considerado como uma fonte natural de anti-oxidantes. O óleo de palma produz um sabonete consistente, suave e de espuma cremosa e segura.
- Óleo de Coco
O óleo de coco (Cocos nucifera) com o seu aroma doce e suave, é um óleo muito usado para sarar e nutrir a pele que esteve exposta aos elementos. Mas também ajuda a diminuir o aparecimento das estrias durante a gravidez ao manter a pele bem macia e nutrida. Gordura altamente saturada extraída do coco é usada no fabrico de sabão natural em substituição das gorduras saturadas animais, pela dureza e espuma que proporciona aos sabões. Faz espuma facilmente (diz-se que sabão puro de coco faz espuma até em agua salgada) e limpa muito bem a pele. É um óleo vegetal puro, que solidifica a inferiores a 20º C. Contém ácidos gordos, nomeadamente, ácido caprílico e ácido cáprico Utilizado como óleo de base no fabrico de sabão natural, juntamente por exemplo com azeite (apenas se pode usar no máximo 20%, se este valor for superior seca a pele, devido à sua extraordinária capacidade de limpeza), proporciona uma espuma muito agradável reunindo as suas qualidades e propriedades às do azeite, produzindo um sabão muito simples com óptimas propriedades emolientes, óptimos para a limpeza diária da pele.
O óleo de coco, é excelente como condicionador da pele, cabelo e couro cabeludo. Produz-se então um sabão duro e com de espuma rica e cremosa.
- Óleo de Amêndoas Doces
O óleo de amêndoas doces (Prunus dulcis) é um excelente emoliente e é conhecido pela sua capacidade de amaciar e de recondicionar a pele. Ele é rico em proteínas, o ácido linoleico, glicéridos e vitamina D, e é considerado extremamente nutritivo – especialmente quando usado regularmente. Pode ser usado para acalmar a pele seca e áreas irritadas. Produz um sabão com uma espuma rica e cremosa.
- Óleo de Rícino
O óleo de Rícino (Ricinus communis) é um dos poucos óleos que pode ser usado como um agente emulsificador. Ele também actua como uma barreira protectora sobre a pele que vai proteger contra condições ambientais adversas. No sabão produz espuma e bolinhas de sabão, como nenhum outro óleo!
O óleo de rícino é um emoliente natural. Ele atrai e retém a humidade da pele ou couro cabeludo, penetrando, rapidamente. Ele estimula a produção de colagénio e elastína, amacia e hidrata a pele. Ele ajuda a pele a manter uma aparência jovem. A pele é macia, suave e mais flexível. Este óleo é usado para diversas condições de pele: queimaduras, micose, escoriações, inflamações, acne, pé seco, pé coceira, fungos pé de atleta, pele seca, coceira na pele seca, psoríase, estrias, manchas de idade, e mais.
- Óleo de Girassol
O Óleo de Girassol (Helianthus annuus) é mais conhecido como um óleo alimentar. Rico em Ómega 6, é excelente para pele seca ou áspera. Hidrata e regenera os tecidos. Com alto teor de vitamina E, previne o envelhecimento, aumenta a elasticidade da pele e possui acção antioxidante. Óptimo deslizante em massagens formando uma camada protectora na pele. Pode ser usado em crianças e bebés com pele sensível para hidratar. Evita o ressecamento do cabelo e as pontas espigadas, hidrata, amacia e dá brilho. O óleo de girassol é rico em Ácidos Gordos Insaturados dos quais se destaca a Linoleína e a Oleína, dos Ácidos Gordos Saturados tem pequenas percentagens de Estéarico e Palmítico. O ácido oleico é uma ácido gordo mono-insaturado sendo um componente natural de gorduras de origem vegetal e animal. Este ácido oleico actua como emulsionante, tensioactivo, agente de espessamento e emoliente. O óleo de girassol tem como propriedades benéficas para a pele o poder de suavizar tanto peles secas como oleosas. Ele hidrata a pele delicadamente, sem contribuir para um brilho oleoso. Produz um sabão com pouco efeito detergente, de pouca espuma, mas muito macio.
- Cera de Abelha
Ingrediente comum em cosméticos, cera de abelha dá textura e consistência ao sabão, mas não produz espuma. A cera de abelha é emoliente, calmante, propriedades suavizantes, e ajuda a pele a reter a humidade. É frequentemente usado em cosméticos e produtos de cuidado da pele como um agente espessante, emulsificante e humectante.
Após o processamento, cera de abelha continua a ser um produto biologicamente activo retendo propriedades anti-bacterianas. Contém também vitamina A, que é essencial para o desenvolvimento de células humanas. Ao longo do tempo, as pessoas têm usado como um anti-séptico e para curar feridas.
- Manteiga de Cacau
A manteiga de cacau é uma gordura comestível natural da semente de cacau, extraída durante o processo de fabricação do chocolate. A manteiga de cacau tem apenas um leve sabor e aroma de chocolate. É o único componente do cacau utilizado no chocolate branco. A manteiga de cacau é uma das gorduras mais estáveis, contendo antioxidantes naturais que evitam que ele oxide (rançoso), permitindo sua armazenagem por um prazo de 2 a 5 anos. É usado por sua textura suave em vários alimentos (incluindo o chocolate), assim como em cosméticos, produtos de pele e sabões e foi usado como um excipiente em, quem diria, em supositórios retais. A Manteiga de Cacau é ainda utilizada para hidratar os lábios secos ou gretados. Ela é especialmente usadas em batons sólidos e líquidos para poder amaciar e proteger o lábio, já que o cacau possui factor de protecção solar 10, e também é muito bom contra o frio.